Este é uma política que visa a qualificação da escola em seus amplos aspectos, analisando-a em sua totalidade, envolvendo os diferentes segmentos, para que o diagnóstico realizado contemple os vários olhares que constituem a realidade escolar.
No período da manhã foi abordada a temática Avaliação institucional, significados, processos: experiência da UNIJUI pela Vice-reitora da UNIJUI, Profª. Dra. Cátia Nehring.
Em sua reflexão a mediadora trouxe a responsabilidade social dos gestores na qualificação da educação. Iniciou a sua fala, pontuando a importância de os gestores compreenderem a avaliação como uma condição inerente ao planejamento. Contextualizou os processos de avaliação em larga escala e os Sistemas instituídos a partir da legislação nacional como políticas de estado para orientar planejamentos estratégicos com vistas a qualidade social da educação nas várias esferas.
A leitura feita pela professora Cátia evidencia que pela análise das dimensões e indicadores do SEAP é possível chegar mais perto do que caracteriza a realidade escolar, e, com esses elementos, planejar ações a partir de focos prioritários a cada tempo.
Da experiência com a avaliação institucional da UNIJUI, que tem uma história significativa, apresentou as mudanças ocorridas no tempo e os significados e aprendizagens realizados, e , com propriedade de quem tem conhecimento e vivência em avaliação institucional, diz “ Gestores, é preciso identificar potencialidades e fragilidades, gastar energia no que precisamos mudar. Saber analisar e escolher alguns pontos cruciais que precisamos mudar. É isso que vai orientar as mudanças que se fazem necessárias.
Na parte da tarde o encontro foi direcionado às Equipes Pedagógicas do Ensino Médio Politécnico e Médio Integrado, com o objetivo de sistematizar a Exposição apresentada pelas escolas sobre o Plano Pedagógico Didático de Apoio aos resultados do 2º trimestre, num processo de monitoramento e acompanhamento dos resultados obtidos.
Refletiu-se sobre o novo sistema de avaliação do Ensino Médio, orientando o fechamento do ano e esclarecendo as eventuais dúvidas. No segundo ponto de Pauta, foram trabalhadas orientações da SEDUC, referentes ao desenvolvimento de Ensino Religioso como componente curricular optativo ao aluno e de oferta obrigatória pela escola, orientado na legislação vigente.
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