A reestruturação curricular
das escolas de campo, proposta pela Seduc, organiza o currículo em três ciclos
de formação, cada um com três anos ininterruptos. No total, o currículo tem
nove anos, com um período de transição do sistema de ensino das séries para os
ciclos. Mantendo os 200 dias letivos e as 800 horas/aula. “Os ciclos de
formação são um novo olhar para as escolas de campo, e para nós professores, um
olhar desafiador”, afirma a professora Marciane Dalforno, da escola São João
Batista - Panambi.
Houve uma grande movimentação
das assessoras pedagógicas da 36ªCRE para a realização deste evento. “Foram
dois dias de muito trabalho e de importantes reflexões com a centralidade na organização
curricular das Escolas do Campo por Ciclos de Formação Humana, produzindo
debates, questionamentos e encaminhamentos para a reestruturação curricular em
implantação nesta modalidade de Ensino”. Cita a Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE,
professora Solange Rufino.
A formação contou com a
participação dos professores da Universidade de Chapecó, Elaine Pereira e
Sergio Riboli e também da Unijuí, Lídia Allebrant, Tania Michel e Lenir Zanon,
os quais ministraram palestras, dinâmicas e sistematizações com os professores
das escolas de campo, contribuindo com seus conhecimentos para a implantação
desta nova estrutura curricular.
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