segunda-feira, 31 de março de 2014

Inicia Formação de professores pelo Pacto Nacional do Ensino Médio


 

Nesta segunda-feira (31), iniciou a primeira etapa do cronograma de formação de professores do Ensino Médio, na Rede Estadual de Educação, por meio das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O encontro aconteceu no salão de Atos da UNIJUÍ e foi coordenado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Cerro Largo. Na oportunidade, estiveram reunidos cerca de 250 participantes, sendo 242 orientadores de estudos e 08 formadores regionais, das respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE): 9ª, 14ª, 15ª,17ª, 21ª, 32ª, 36ª e 39ª (Cruz Alta, Santo Ângelo,  Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Carazinho).

A palestra de abertura foi ministrada pelo Vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, que fez sua fala ancorado, principalmente, nas teorias desenvolvidas por Marx e Paulo Freire, ressaltando que o processo educativo é coletivo – “Ninguém se educa sozinho” – É preciso saber interpretar a realidade e contextualizar o conhecimento.

 Na parte da tarde, o Diretor da UFFS – Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, ministrou palestra sobre a gestão democrática da escola, abordando reflexões sobre os diversos contextos e tipos de democracias, destacando que a escola não é uma empresa, logo não pode ser administrada com teorias da administração. Após o coffee break, o coordenador geral da UFFS no PNEM, professor Ms. Luís Fernando Gastaldo, centrou sua fala no tema Diálogos sobre a proposta de Formação de Professores. Na terça e quarta-feira, o evento segue no Centro Evangélico de Ijuí.

 

 



domingo, 30 de março de 2014

Secretário Estadual de Educação virá a Ijuí para Formação do Pacto Nacional pelo Ensino Médio


  Nos dias 31 de Março,  1 e 2 de Abril acontece  a  1ª Etapa  do Pacto  Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio.  O evento acontecerá no Campus da Unijuí, às 08h e 30 min. Está previsto para esse primeiro momento a apresentação cultural  e após uma palestra mediada pelo Professor Dr. Antônio Inácio Andrioli. No período da tarde os orientadores  educacionais serão convidados a participar dos módulos de diálogos  com o Professor Dr. Edemar Rotta e o Ms. Luís Fernando Gastaldo.
   No segundo e terceiro dia de trabalho, a formação será realizada no auditório do Centro Evangélico e no dia 02 de Abril contará com  a presença do Secretário Estadual da Educação, Professor José Clovis de Azevedo, o qual fará uma explanação sobre o Pacto Nacional do Ensino Médio.

           O evento prevê também a abordagem das seguintes temáticas:

 Áreas do Conhecimento e Integração Curricular- Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich;

Ensino Médio e Formação Humana Integral - Prof. Ms. Paulo César Neves Barbosa;

Avaliação Emancipatória no Ensino Médio- Prof. Ms. Rosângela Inês Matos  Uhmann;

Trabalho como princípio educativo. Ensino Médio Integrado à Educação profissional - Prof. Dr. Lívio Osvaldo Aranhart;
 
Jovem como sujeito do Ensino Médio, Prof. Dr. Deniz Alcione Nicolay;

Currículo contextualizado - Interdisciplinaridade - Prof. Ms Fabiane Leite. 

 



sexta-feira, 28 de março de 2014

Encontro com Equipes Diretivas das Escolas de Ensino Médio


 
Reuniram-se no dia de ontem (27), diretores, coordenadores pedagógicos das Escolas de Ensino Médio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tendo como pauta principal de estudo a Avaliação na concepção Emancipatória, seus princípios e suas práticas. A mesma teve como objetivo, fortalecer a compreensão do que significa trabalhar nesta perspectiva. A mediação dos estudos foi realizada pela professora Iselda Feil, da UNIJUI, responsável pela formação do GT da Gestão Escolar.

Tendo como ponto de partida os dados das escolas da 36ª CRE, em percentuais de aprovação, reprovação, evasão dos alunos do Ensino Médio Politécnico no ano de 2013, foi construído, coletivamente, o entendimento sobre os resultados quantitativos e qualitativos.

Para produzir a referida análise as seguintes questões foram orientadoras: que análise é feita dos dados da avaliação da aprendizagem das escolas de Ensino Médio Politécnico diurno e noturno; que limites são percebidos nas práticas de avaliação da escola; que encaminhamentos práticos são construídos de imediato pela equipe diretiva?

As reflexões produziram debates significativos trazendo os avanços já obtidos e limitações evidenciadas nesta nova proposta. As vozes dos participantes trouxeram como destaque o crescimento já alcançado em termos da concepção e nos dados numéricos da aprovação. Como grande desafio, foi apontada a construção de caminhos de reversão da evasão dos alunos no Ensino Noturno, pensando novas alternativas para esta situação. A mediação da professora Iselda provocou o movimento necessário para o avanço do estado atual e teve como tônica a ideia de “avaliar para promover, para cuidar que as aprendizagens se realizem”. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE, a fala da professora Iselda trouxe vários elementos para construção de novas práticas avaliativas nos contextos escolares. 

Escola Dr. Roberto Löw reflete sobre a importância da água no Planeta


 
 
 

A fim de trabalhar dentro da sala de aula, assuntos pertinentes à sustentabilidade socioambiental, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Roberto Löw, localizada no município de nova Ramada, e de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, realizou no dia 21 de março, diversas atividades pedagógicas com os alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, marcando o Dia Mundial da Água.

Dentre as atividades trabalhadas, destaca-se a confecção de cartazes, teatros, mensagens, apresentação de vídeos, textos, poemas e músicas sobre o tema. Refletiu-se sobre a criação do Dia Mundial da Água, a quantidade e qualidade, curiosidades e dicas de uso sem que haja desperdício da mesma.

Estas atividades se inserem no projeto político pedagógico que tem como foco central de estudo no corrente ano letivo a Agenda 21 definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

36ª Realiza Formação para os educadores da Modalidade Educação de Jovens e Adultos




Na última semana, realizou-se no Auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa – “Ruizinho”, um encontro de formação para os educadores da EJA. Ao todo, participaram 134 educadores, das 18 escolas estaduais que ofertam a modalidade na rede estadual, de abrangência da 36º Coordenadoria Regional de Educação.

             A escola Hermann Faulhaber de Panambi fez um relato sobre um trabalho desenvolvido em 2013, com o tema gerador: “A vida será melhor se eu valorizar...”. A coordenadora pedagógica, Luciane Post, acompanhada da professora Classi Brandl apresentaram as atividades planejadas nas diversas áreas do conhecimento, envolvendo as temáticas: Trabalho, Lazer, Saúde e Cultura.

As escolas, Ruy Barbosa - “Ruizão” e o NEEJA trouxeram a sua contribuição, relatando práticas metodológicas que se adequam com os novos perfis da juventude. O ponto de partida para o debate foi o texto “A escola faz as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil”, de autoria do Dr. Juarez Dayrell, buscando potencializar o trabalho com os educandos da EJA, com o objetivo principal de atingir a permanência nesta modalidade, até a conclusão da Educação Básica.
           
Segundo a assessora da 36ª CRE, Neide Rodrigues, o encontro teve como eixo principal da reflexão, o planejamento na EJA, evidenciando que a pesquisa, desenvolvida junto à comunidade escolar, deve se traduzir em subsídios importantes para a organização do trabalho pedagógico.


quinta-feira, 27 de março de 2014

36ª CRE realiza encontro de formação para professores do 4º e 5º anos e 2º Ciclo do Ensino Fundamental


A Formação Continuada constitui-se em espaço privilegiado de discussão, socialização e reconstrução de saberes entre os educadores. Nesse sentido, iniciaram no dia 27/03, os Encontros de Formação Continuada para professores que atuam com turmas de 4º e 5º anos e 2º Ciclo do Ensino Fundamental na 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

Estes encontros de formação serão realizados mensalmente, estando integrados ao Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Participam da formação professores que atuam nas escolas estaduais de abrangência desta Coordenadoria, assim como professores dos sistemas municipais de educação da região, integrados no referido Programa.

Neste dia, num primeiro momento, foi apresentado o cronograma dos encontros de formação deste ano, retomando-se as temáticas solicitadas pelo grupo a serem aprofundadas nos mesmos.

Após, a professora Ms. Eulália Beschorner Marin, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ realizou Oficina com os educadores, abordando a temática “Quarto e quinto ano do Ensino Fundamental: organizando um currículo de Ciências da Natureza em um contexto de participação”.

 A professora trouxe reflexões importantes acerca dos conceitos e das possibilidades de trabalho com Ciências da Natureza nas turmas subsequentes ao Ciclo de Alfabetização – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e/ou 2º Ciclo de Formação, assim como desenvolveu, com o grupo de professores, exercício de planejamento de ações a partir de temáticas referentes a este componente curricular. Os professores participantes compartilharam dúvidas e percepções sobre o tema, assim como experiências vivenciadas.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Escola Centenário é beneficiada com Programa Escolas de tempo Integral



O governador Tarso Genro anunciou na manhã da última sexta-feira (21), mais 23 escolas com turmas de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação, que ainda no decorrer do primeiro semestre de 2014, oferecerão tempo integral aos estudantes. Na área de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, foi beneficiada com tempo integral.

O Programa Escolas de Tempo Integral, visando aplicação da Lei 14.461, integra um conjunto de ações responsáveis pelo aumento da qualidade da educação pública da rede estadual. No qual, escolas de ensino fundamental vão atender estudantes nos dois turnos do dia, completando uma carga horária anual de 1.600 horas. A partir do mês de Abril, a Escola Centenário estará atendendo seus 224 alunos em tempo integral.
 
Coordenadora Adjunta da 36ªCRE, Marlene Zimermann, Diretora e Vice-Diretora da E.E.E.F. Centenário, no Palácio Piratini.   
 

sexta-feira, 21 de março de 2014

A metodologia da pesquisa é foco do encontro de formação na 36ª CRE




 

Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizado o primeiro encontro do ano letivo de 2014, de Formação Continuada na Área de Ciências Humanas, no Salão Azul da Unijuí. Estiveram presentes, professores das escolas de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e de algumas escolas da rede municipal da região. O encontro teve como objetivo trabalhar a pesquisa como metodologia pedagógica na Educação Básica.

As mediadoras deste encontro foram as professoras do Departamento de Humanidades da Unijuí, Vânia Cossetim e Maria Aparecida Zasso, que trabalharam pontos de reflexão sobre a metodologia da pesquisa nas escolas, os entraves ainda existentes e os desafios encontrados no dia-a-dia. A socialização serviu como ponto de partida para as próximas formações, que irão acontecer uma vez por mês.

O evento foi coordenado pelo assessor da área das Ciências Humanas da 36ªCRE, professor Luiz Etevaldo da Silva, auxiliado pela professora Julieta Röhl Scheuermann.  “Em consonância com a concepção de educação defendida pela Secretaria Estadual de Educação, as formações oportunizadas por essa área do Conhecimento têm como base os princípios da perspectiva crítica de educação, com esforços para efetivar processos pedagógicos ancorados numa educação emancipadora, com vista a uma formação integral do ser humano”. Ressalta o professor, Luiz Etevaldo.

 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Escola Joceli Correa: 15 anos de lutas e conquistas no campo

Coordenadora da 36ª CRE, Rosmari Gobo, esteve presente na comemoração de anivesário da escola.


             A Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no Assentamento Rondinha - Município de Jóia, completou no último domingo (09), 15 anos de história. Foram grandes as comemorações para este dia, que iniciaram na parte da manhã, com um culto ecumênico e se estenderam durante o período da tarde com festejos populares, mostra fotográfica e de trabalhos.   A Coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosmari Gobo, esteve presente na comemoração.
             A Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, atua desde 2000, atendendo atualmente 342 educandos, distribuídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental regular e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, provenientes do Assentamento Rondinha, Assentamento Barroca, Assentamento Tarumã e Reassentamento 31 de Maio, em Jóia, bem como educandos do Assentamento Nova Aliança e Reassentamento Cachoeira, em Tupanciretã. Atuam na Escola 28 educadores, entre professores docentes, funcionários e equipe diretiva.


 

quinta-feira, 13 de março de 2014

Modernização Tecnológica: NTE promove encontro de formação


 
Na tarde desta quinta-feira (13), encontraram-se, juntamente com a equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ªCoordenadoria Regional de Educação: professoras Elaine Mai e Maristela Brizzi, direção e professores da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, para dar início à formação continuada para o uso dos netebooks em sala de aula.

A Escola Nossa Senhora da Conceição, localizada no distrito de Barreiro, interior do município de Ijuí, foi a primeira escola do campo, de abrangência da 36ª CRE, a ser contemplada pelo Projeto Província de São Pedro, a qual recebeu em novembro do ano passado, 22 netebooks, para uso dos alunos e professores.

O objetivo deste encontro de formação é capacitar os professores a explorar pedagogicamente o conhecimento técnico da máquina e sua aplicação na prática, dentro das salas de aula. Utilizando estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos, os quais, com o uso desta tecnologia, poderão acessar novas formas de conhecimento, trocando experiências com os colegas e proporcionado sua autonomia individual.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Inscrições PRONATEC – Técnico em Informática




Estão abertas as inscrições para Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Técnico de Nível Médio (Pronatec-Tec). São ofertadas pelo SENAC – Ijuí, 60 vagas, para alunos dos 2ª e 3º anos do Ensino Médio, estudantes de escolas da rede pública de educação.

As inscrições devem ser realizadas na escola do próprio aluno, durante o período de 24 de Fevereiro a 17 de março. O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, aumentando as oportunidades educacionais e de qualificação profissional.

terça-feira, 11 de março de 2014

SAÚDE ESCOLAR - Vacinação contra o HPV nas escolas



 

Iniciou nesta segunda-feira (10), a vacinação contra o HPV - Papiloma Vírus Humano, com objetivo de prevenir o vírus causador de 90% dos casos de câncer no colo de útero. É a primeira vez que a vacina esta sendo distribuída de forma gratuita, em nível federal, para adolescentes estudantes de escolas públicas e particulares, com faixa etária entre 11 e 13 anos de idade.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, a aplicação da primeira dose se estende até o dia 11 de abril e a segunda dose acontece do dia 01 de setembro a 12 de setembro, já a terceira, será realizada daqui a cinco anos.

Equipes diretivas e professores das escolas de abrangência da 36ª Coordenadoria de Educação estiveram juntamente com a equipe da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Ijuí, discutindo a importância da campanha de vacinação contra o HPV dentro das escolas.

Coube às escolas encaminhar a quantidade de alunas matriculadas, nascidas entre 11/03/2000 a 11/03/2003 para a secretária de saúde, a qual definiu o calendário de vacinação dentro de cada escola. Só nas escolas estaduais da cidade de Ijuí, cerca de 800 adolescentes estão sendo vacinadas.

 Para receber a vacina basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade em mãos. Todas as adolescentes serão vacinadas, exceto aquelas que os pais recusarem a imunização, os quais deverão assinar o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV", que será distribuído nas escolas.