Reuniram-se
no dia de ontem (27), diretores, coordenadores pedagógicos das Escolas de
Ensino Médio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tendo como pauta
principal de estudo a Avaliação na concepção Emancipatória, seus princípios e suas
práticas. A mesma teve como objetivo, fortalecer a compreensão do que significa
trabalhar nesta perspectiva. A mediação dos estudos foi realizada pela professora
Iselda Feil, da UNIJUI, responsável pela formação do GT da Gestão Escolar.
Tendo
como ponto de partida os dados das escolas da 36ª CRE, em percentuais de aprovação,
reprovação, evasão dos alunos do Ensino Médio Politécnico no ano de 2013, foi construído,
coletivamente, o entendimento sobre os resultados quantitativos e qualitativos.
Para
produzir a referida análise as seguintes questões foram orientadoras: que
análise é feita dos dados da avaliação da aprendizagem das escolas de Ensino
Médio Politécnico diurno e noturno; que limites são percebidos nas práticas de
avaliação da escola; que encaminhamentos práticos são construídos de imediato
pela equipe diretiva?
As
reflexões produziram debates significativos trazendo os avanços já obtidos e limitações
evidenciadas nesta nova proposta. As vozes dos participantes trouxeram como
destaque o crescimento já alcançado em termos da concepção e nos dados
numéricos da aprovação. Como grande desafio, foi apontada a construção de
caminhos de reversão da evasão dos alunos no Ensino Noturno, pensando novas
alternativas para esta situação. A mediação da professora Iselda provocou o
movimento necessário para o avanço do estado atual e teve como tônica a ideia
de “avaliar para promover, para cuidar que as aprendizagens se realizem”. De
acordo com a Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE, a fala da professora Iselda
trouxe vários elementos para construção de novas práticas avaliativas nos
contextos escolares.
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