Na manhã desta terça feira
(22), os coordenadores pedagógicos das escolas de abrangência da 36ª
Coordenadoria Regional de Educação – CRE, reuniram-se no salão Azul do Campus
da Unijuí, para realizar uma Formação Continuada referente ao Seminário
Integrado – SI, do Ensino Médio Politécnico. A convidada para mediar este
encontro foi a professora Mariza Frizzo, que trouxe como pauta principal a
construção de um professor pesquisador.
O encontro foi organizado
pelos professores da 36ª CRE, Luis Etevaldo da Silva,
e a professora Julieta Röhl Scheuernann. Na
oportunidade, a professora Mariza Frizzo, deu continuidade às atividades
desenvolvidas no último encontro de formação, na qual foram trabalhadas com os
coordenadores pedagógicos as seguintes questões: Potencialidades, fragilidades,
vivências e interdisciplinaridades do Seminário Integrado.
Em sua fala, a professora aborda
a realização da pesquisa como uma forma do professor criar caminhos com vista à
autonomia do conhecimento, por intermédio da busca e da investigação - “Quando
se fala em pesquisa, deve- se lembrar de que não envolve apenas a leitura de
reportagens, artigos ou assuntos relacionados ao tema estudado. A entrevista e o
experimento também são essenciais para a construção de argumentos, que agregam
conhecimento tanto para o orientador quanto para o aluno, é preciso investigar
para ensinar e aprender”, afirma Mariza.
As formações continuadas do Seminário Integrado acontecem mensalmente, o
professor Coordenador do SI, Luiz Etevaldo da Silva, ressalta a importância destas
formações para os professores – “Nunca se teve tanta oportunidade de estudos para
os professores no Estado do Rio Grande do Sul, como no governo atual. Hoje acontecem
formações nas áreas do conhecimento, Pacto pelo Ensino Médio, Seminário
Integrado, entre outros momentos de reflexões e estudos. Por que a necessidade
destas formações? É que estamos no processo de configuração de um novo
paradigma na educação, novos princípios e concepções estão sendo desafios para
a pedagogia emancipadora, investindo-se então, na criação de condições para as novas
relações sociais. Sendo assim, nós professores, temos que estudar muito mais
para dar conta das demandas atuais”.
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