quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Exemplo de Boas Práticas na Escola: Alunos constroem veleiro e viajam até Montevidéu



Um bom exemplo de política de boas práticas na rede escolar, foi o da Estadual Cecy Leite Costa, escola de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Passo Fundo. Nos últimos meses, os alunos do Instituto  trocaram a sala de aula por estudos e contato direto com a água, com o projeto Navegar Rio Passo Fundo, o qual propõe um diálogo com a fauna e a flora da região explorada, que parte da nascente até o mar, utilizando ações práticas como a construção de um veleiro.
 
 O professor responsável, Antônio Carlos Rodrigues, juntamente com alunos e voluntários construíram um veleiro de material reciclável. A embarcação tem 5 metros de comprimento e 2 metros de largura, com  capacidade máxima para 5 à 6 pessoas. O peso é estimado entre 150 kg e 180 kg. O casco da embarcação é revestido por taquaras e o fundo, preenchido com aproximadamente 1,2 mil garrafas pet. Já a vela foi confeccionada com tecido de guarda-chuva e sombrinhas. 
 
O veleiro passou por sete etapas de testes nas águas do Rio Passo Fundo entre a sua nascente e a divisa com Santa Catarina, antes de iniciar um trajeto de 1,2 mil quilômetros até a capital uruguaia. Dentro do desenvolvimento do projeto algumas fases foram realizadas a pé, outras com barco a motor e balsa. O grupo saiu de Passo Fundo no dia 8 de janeiro, iniciando a viagem pelo rio Uruguai, em Iraí, extremo norte gaúcho, seguindo até Montevidéu, terminando no encontro com o Oceano Atlântico. A chegada do grupo em Montevidéu está prevista para a tarde do dia 17 de janeiro.
 
A equipe navega em duas embarcações, e é composta por oito pessoas. Em terra, um grupo de seis pessoas prestará apoio, com utilização de duas vans. Itens de segurança como barco de apoio, motores a gasolina e remos foram providenciados. A navegação será feita sempre de dia e, à noite, o grupo vai acampar na costa do rio Uruguai. 
 
Um relatório, incluindo análises de água coletadas em diferentes trechos, situação da vegetação, fauna e flora, será elaborado e entregue ao Ministério Público, Prefeitura Municipal e ao Comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica do rio Passo Fundo. O projeto é desenvolvido pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, Grupo Escoteiros Guarani e Corsan.
 
 
Parabéns a todos os envolvidos no projeto, que possamos no inspirar com ações como esta.
 

Fonte: SEDUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário