Aproximadamente 150 professores da rede
estadual de abrangência da 36 CRE/Ijuí estiveram no Salão Azul da Unijuí nesta
manhã de terça-feira ( 06). O 3ª encontro
do cronograma do ano, trouxe como tema a retomada do papel do professor-pesquisador, a partir da
especificidade dos componentes que constituem a área de linguagem.
Orientado
pelos docentes da Unijuí, professora Maria Regina Johan e Jaci Kieslich,
o grupo discutiu de que forma os conceitos da área e, mais propriamente das
disciplinas em que atuam, podem ser contemplados em um estudo que evidencia a
pesquisa como proposta pedagógica.
Numa abordagem teórica, as professoras da
Universidade retomaram autores nacionais e estrangeiros que descrevem o ciclo
da pesquisa-ação e os diferentes aspectos que devem ser levados em conta para
este fazer docente, como é o caso do pesquisador australiano David Tripp. No
Brasil, a proposta de leitura teve como foco os textos dos professores Sidnei
Pithan da Silva e Otávio Aloísio Maldaner (UnijuÍ ), Marco Antonio Moreira (Brasília) e José
Clovis Azevedo (Seduc)
A reverberação teórica dá conta de
vincular ao estudo docente os referenciais que sustentam a proposta do Ensino
Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, além de propor um diálogo com as práticas docentes atuais.
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