terça-feira, 6 de maio de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA DA 36ª CRE DISCUTE O PAPEL DO PROFESSOR-PESQUISADOR


Aproximadamente 150 professores da rede estadual de abrangência da 36 CRE/Ijuí estiveram no Salão Azul da Unijuí nesta manhã de terça-feira ( 06). O 3ª encontro  do cronograma do ano, trouxe como tema a retomada do  papel do professor-pesquisador, a partir da especificidade dos componentes que constituem a área de linguagem.

Orientado  pelos docentes da Unijuí, professora Maria Regina Johan e Jaci Kieslich, o grupo discutiu de que forma os conceitos da área e, mais propriamente das disciplinas em que atuam, podem ser contemplados em um estudo que evidencia a pesquisa como proposta pedagógica. 

Numa abordagem teórica, as professoras da Universidade retomaram autores nacionais e estrangeiros que descrevem o ciclo da pesquisa-ação e os diferentes aspectos que devem ser levados em conta para este fazer docente, como é o caso do pesquisador australiano David Tripp. No Brasil, a proposta de leitura teve como foco os textos dos professores Sidnei Pithan  da Silva e Otávio  Aloísio Maldaner (UnijuÍ ),  Marco Antonio Moreira (Brasília) e José Clovis Azevedo (Seduc)

A reverberação teórica dá conta de vincular ao estudo docente os referenciais que sustentam a proposta do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, além de propor  um diálogo com as práticas docentes atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário