terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Reestruturação Curricular foi tema de formação para Educadores do Campo

 
 
 
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, aproximadamente 200 professores de 24 escolas do campo de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ªCRE), estiveram participando de um encontro de formação, no Hotel e SPA Fonte Ijuí.  O encontro teve como objetivo, abordar a Reestruturação Curricular das Escolas do Campo, que passa a trabalhar com os ciclos de formação e desenvolvimento humano.

A reestruturação curricular das escolas de campo, proposta pela Seduc, organiza o currículo em três ciclos de formação, cada um com três anos ininterruptos. No total, o currículo tem nove anos, com um período de transição do sistema de ensino das séries para os ciclos. Mantendo os 200 dias letivos e as 800 horas/aula. “Os ciclos de formação são um novo olhar para as escolas de campo, e para nós professores, um olhar desafiador”, afirma a professora Marciane Dalforno, da escola São João Batista - Panambi.
 
Houve uma grande movimentação das assessoras pedagógicas da 36ªCRE para a realização deste evento. “Foram dois dias de muito trabalho e de importantes reflexões com a centralidade na organização curricular das Escolas do Campo por Ciclos de Formação Humana, produzindo debates, questionamentos e encaminhamentos para a reestruturação curricular em implantação nesta modalidade de Ensino”. Cita a Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE, professora Solange Rufino. 

A formação contou com a participação dos professores da Universidade de Chapecó, Elaine Pereira e Sergio Riboli e também da Unijuí, Lídia Allebrant, Tania Michel e Lenir Zanon, os quais ministraram palestras, dinâmicas e sistematizações com os professores das escolas de campo, contribuindo com seus conhecimentos para a implantação desta nova estrutura curricular.


      


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