sexta-feira, 28 de março de 2014

Encontro com Equipes Diretivas das Escolas de Ensino Médio


 
Reuniram-se no dia de ontem (27), diretores, coordenadores pedagógicos das Escolas de Ensino Médio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tendo como pauta principal de estudo a Avaliação na concepção Emancipatória, seus princípios e suas práticas. A mesma teve como objetivo, fortalecer a compreensão do que significa trabalhar nesta perspectiva. A mediação dos estudos foi realizada pela professora Iselda Feil, da UNIJUI, responsável pela formação do GT da Gestão Escolar.

Tendo como ponto de partida os dados das escolas da 36ª CRE, em percentuais de aprovação, reprovação, evasão dos alunos do Ensino Médio Politécnico no ano de 2013, foi construído, coletivamente, o entendimento sobre os resultados quantitativos e qualitativos.

Para produzir a referida análise as seguintes questões foram orientadoras: que análise é feita dos dados da avaliação da aprendizagem das escolas de Ensino Médio Politécnico diurno e noturno; que limites são percebidos nas práticas de avaliação da escola; que encaminhamentos práticos são construídos de imediato pela equipe diretiva?

As reflexões produziram debates significativos trazendo os avanços já obtidos e limitações evidenciadas nesta nova proposta. As vozes dos participantes trouxeram como destaque o crescimento já alcançado em termos da concepção e nos dados numéricos da aprovação. Como grande desafio, foi apontada a construção de caminhos de reversão da evasão dos alunos no Ensino Noturno, pensando novas alternativas para esta situação. A mediação da professora Iselda provocou o movimento necessário para o avanço do estado atual e teve como tônica a ideia de “avaliar para promover, para cuidar que as aprendizagens se realizem”. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da 36ª CRE, a fala da professora Iselda trouxe vários elementos para construção de novas práticas avaliativas nos contextos escolares. 

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