terça-feira, 22 de abril de 2014

36ª CRE realiza formação sobre Seminário Integrado


 

 

Na manhã desta terça feira (22), os coordenadores pedagógicos das escolas de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, reuniram-se no salão Azul do Campus da Unijuí, para realizar uma Formação Continuada referente ao Seminário Integrado – SI, do Ensino Médio Politécnico. A convidada para mediar este encontro foi a professora Mariza Frizzo, que trouxe como pauta principal a construção de um professor pesquisador.

O encontro foi organizado pelos professores da 36ª CRE, Luis Etevaldo da Silva, e a professora Julieta Röhl Scheuernann. Na oportunidade, a professora Mariza Frizzo, deu continuidade às atividades desenvolvidas no último encontro de formação, na qual foram trabalhadas com os coordenadores pedagógicos as seguintes questões: Potencialidades, fragilidades, vivências e interdisciplinaridades do Seminário Integrado.

Em sua fala, a professora aborda a realização da pesquisa como uma forma do professor criar caminhos com vista à autonomia do conhecimento, por intermédio da busca e da investigação - “Quando se fala em pesquisa, deve- se lembrar de que não envolve apenas a leitura de reportagens, artigos ou assuntos relacionados ao tema estudado. A entrevista e o experimento também são essenciais para a construção de argumentos, que agregam conhecimento tanto para o orientador quanto para o aluno, é preciso investigar para ensinar e aprender”, afirma Mariza.

As formações continuadas do Seminário Integrado acontecem mensalmente, o professor Coordenador do SI, Luiz Etevaldo da Silva, ressalta a importância destas formações para os professores – “Nunca se teve tanta oportunidade de estudos para os professores no Estado do Rio Grande do Sul, como no governo atual. Hoje acontecem formações nas áreas do conhecimento, Pacto pelo Ensino Médio, Seminário Integrado, entre outros momentos de reflexões e estudos. Por que a necessidade destas formações? É que estamos no processo de configuração de um novo paradigma na educação, novos princípios e concepções estão sendo desafios para a pedagogia emancipadora, investindo-se então, na criação de condições para as novas relações sociais. Sendo assim, nós professores, temos que estudar muito mais para dar conta das demandas atuais”.




 

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