quinta-feira, 10 de abril de 2014

Como formar um aluno pesquisador é pauta de Formação da 36ªCRE


 
As diversas faces da pesquisa escolar foi o tema principal do encontro de Formação Continuada da Área de Ciências Humanas, que aconteceu nesta quinta-feira (10), no Salão azul da UNIJUI, para professores das escolas de abrangência da 36ª Coordenadora Regional de Educação - CRE. O Governo do Estado tem investido neste processo de formações continuadas, através do programa Macrorregional Missioneiro e Noroeste Colonial, onde práticas e teorias são problematizadas nas interações e diálogos docentes.

“As formações têm o objetivo de nos preparar como profissionais da formação humana. Por isto a importância da apropriação de conceitos, princípios e concepções que contribuem para a compreensão dos processos e estruturas sociais. As formações continuadas também visam criar condições para ampliar o protagonismo dos professores da área de Ciências Humanas nas escolas e, assim, efetivar a relação ensino e aprendizagens.”, afirmou professor assessor da área de Ciências Humanas, Luiz Etevaldo da Silva.

O encontro ficou sob a responsabilidade das professoras do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí, Celia Clarice Atkinson e Vânia Lisa Cossetin. A professora Vânia desenvolveu a ideia da pesquisa como metodologia pedagógica, na perspectiva de criar condições para transformar o aluno em um sujeito pesquisador, por intermédio de mediações docentes que levem a compreender a lógica da construção própria do conhecimento.

A professora Vânia Cossetin, destaca que a pesquisa começa com uma pergunta ou um problema a resolver, momento em que com ajuda do professor o aluno aprende a buscar e interpretar as informações, constituindo seu ponto de vista, sua autonomia. “O aluno somente pode ser considerado pesquisador se houver envolvimento, interação com o objeto de investigação”. Também ressalta dizendo que o professor precisa conhecer o que o aluno vai pesquisar, por isto é importante a interdisciplinaridade, pois quando um não possui informações suficientes para orientar, outro professor assume este papel.

 

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